sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Tempo Passa


Quatro gerações

Aos poucos os filhos homem de João, um a um ganham o mundo indo para o serviço Militar no Rio de Janeiro, arrumam emprego constituem família e por lá ficam, mas a raiz famíliar é profunda e esse laço é mantido apesar da distância.  Enquanto isso, as filhas de João Ferreira Gomes com Ana também se lançam na conquista de outras experiências.

As tardes a sala da pequena casa de João recebe Carmelito, Dudu, na ponta do lado da cabeceira da mesa senta para conversar e conhecer Alzira, de outro lado Alberico se punha a conversar com Maria e sentada sob uma caixa ficava José Manhães e Ana. Alzira muito esperta sempre tinha um trocado e com este subornava as irmãs mais novas para que estas tomassem conta da água a qual serviria para passar o café a ser servido para Dudu. Aqui o leitor deve estar se perguntando. Porque tomar conta da água? Respondo: Como o fogão era a lenha, Alzira não queria se apresentar cheirando a fumaça para o namorado. Quando a noite caia João Ferreira adentrava a casa José Manhães e Alberico iam embora e Dudu entrava noite adentro em conversa com João.

Alberico se casa com Maria e um ano depois é a vez de Alzira com Dudu. Ana se decepciona com José Manhães e seu irmão Manoel, já casado, enternecido com o sofrimento da irmã convence o pai, João Ferreira Gomes, a deixá-la passar um tempo em sua casa. João Ferreira entre tantas qualidades e defeitos, vendo a dor da filha, embora conservador e numa época em que liberdade não era permitida as mulheres, por conta do amor a filha e na tentativa de amenizar o sofrimento sentido por Ana por conta da decepção amorosa, dá a autorização permitindo assim que a filha mesmo solteira saísse de casa para morar no Rio.

A família Silva recebe Ana com braços abertos e a partir de então essa vai morar junto destes no sobrado da Prado Júnior.

Os filhos de João com Antônia vão crescendo e os com Ana vão ganhando o mundo. A família não para de crescer, filhos e netos quase se encontram em idade, se equiparam em tamanho surgindo com esse encontro de gerações novas histórias que contaremos depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário