quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dos" Ferreira Gomes" os "Silva"


Manoel Gomes da Silva o primogênito de João Ferreira Gomes, nasceu em 1909 e até meados da década de 20 viveu na localidade de Babosa. Manoel foi servir o Exercito no Rio de Janeiro, na época capital do Brasil deixando para trás pai, madrasta e irmãos muito pequenos. Alice devia somar apenas uns seis meses.

Quando Manoel rapaz de visão e de muitos sonhos foi para o serviço militar a vida na casa do pai era muito dura, além de muita gente foi o período em que João Ferreira começou a adquirir os bens que mais tarde formou o patrimônio. Este tempo era para trabalhar, trabalhar e juntar. Manoel não queria aquela vida, aquele lugar, depois que deixou o Exercito cheio de sonhos arrumou emprego no comércio, fixou residência na cidade e não retornou mais a não ser para visitar a família.

Mas Manoel não ficou sozinho por muito tempo, no ano seguinte se juntou a ele o irmão Antônio. Ambos trabalharam nas "Casas Gaio Marte Ltda.", uma das primeiras redes de supermercado, na qual se aposentou.

Apesar de Manoel não ter voltado para casa paterna não fez dele um homem frio do tipo sem família pelo contrário os laços sanguíneos vieram afloraram e as visitas a família eram constante Ele deixou gravado na mente dos irmãos carinho e instinto familiar.  Cito aqui dois exemplos: primeiro a compra da aliança para Antônia esposa do pai; segundo recebeu em casa a irmã de nome Ana e a alegria.

Marlon Brando
Manoel passou a ser tratado por Silva e para nós carinhosamente “tio Silva”. Este provavelmente puxou para mãe era dono de uma grande beleza. Mentirei se disser que tinha pose de artista ele não tinha pose era um verdadeiro artista e do porte dos norte americano sem desfazer dos nacionais, mas cá para nós Oscarito, Grande Otelo não era páreo para ele, pena foi que Hollywood não teve a oportunidade de descobri-lo. A foto postada do ator Marlon Brando é para que o caro leitor possa também fazer o paralelo e concluir.

Azar de uns, sorte de outros. Hollywood não o descobriu para sorte de Enedina Silveira da Silva que com 19 anos levou no dia 31 de dezembro de 1938 Manoel para o altar e comemorou o "reveillon" de 39 com o maridão do lado para tristeza e desmoronamento dos sonhos de muitas.

Numa outra oportunidade apresentarei fatos que farão uns se lembrarem e outros conhecerem um pouco mais da descontração e do lado, porque não, comediante do primogênito de João Ferreira Gomes. 

O casal teve três filhos Suelly, Carlos Alberto e Sônia Isabel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário