quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

João Faz 90 Anos

Certa vez, atravessou no caminho de João uma cigana e esta lhe disse que se casaria, teria muitos filhos, melhoraria de vida, mas não viveria muito, morreria novo.

João Ferreira Gomes homem cético, passou a vida sob o espinho dessa revelação. A cada aniversário aproximado, na certeza da elevação do número de anos e da concretização das revelações feitas, João experimentava uma tristeza profunda. Para ele era como se a morte estivesse batendo a porta o que não deixa de ser uma verdade. A cada dia vivido (não se choquem) é uma aproximação da morte.

As palavras da cigana martelavam na cabeça de João tirando-o do eixo. Ele tratava essa questão com um medo quase irracional. Certa vez Silvio Mambreu, esposo de sua Filha de nome Alice,  tentou ponderar na tentativa de aliviá-lo da sensação de desconforto, do medo vivenciada todos os  anos. João foi áspero e como num gatilho imediatamente respondeu “O que você entende disso?” Calando Silvio.

João Ferreira Gomes foi um misto: de cordeiro a leão, de crente a pirrônico. Neste paradoxo me perco, não consigo entender como um homem inteligente que não temia boitatá, lobisomem deixou se levar por frase de cigana! Porém nem a frase nem o medo vivido, abreviaram os dias de João que faleceu em 1974 aos 97 anos para uns e para outros com 104 primaveras.

Contrariando a premunição em agosto de 1967 a residência dos Ferreira Gomes entrou em clima de festa a exceção de Julio todos os demais filhos compareceram junto de seus consorte. Os netos em sua grande maioria também prestigiaram o acontecido e foi só a partir desse ano que João conseguiu se despir do medo o qual foi prisioneiro por quase toda uma vida.

A casa já não mais tão pequenina contava nesta época com 5(cinco) quartos. Todos foram ocupados, alguns dormiram nos vizinhos e outros, como eu, dormiram na sala em camas improvisadas. As camas improvisadas foram espalhadas pelo chão dos quartos, salas. A minha, "__Doce lembrança!" fora armada debaixo da mesa. 

As imagens não são muitas a máquina fotográfica, era este o nome usado na época para o objeto que registrava imagens, não contavam com fleche e as fotos foram feitas do lado de fora da casa sob a luz do sol. Fique com algumas dessas imagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário