quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Filhas não aprovam matrimônio do pai


Como já colocado Alzira e Maria sentiam ciúmes do pai. Com isso, a união de João com Antônia não foi bem aceita por elas. As duas, cada uma com suas particularidades, não facilitaram em nada a vida de Antônia. 

Maria era atrevida com personalidade marcante bem próxima da do pai. Fazia birra e gingava a quase todo instante. Birra e ginga foi a maneira que Maria encontrou para conseguir o que queria. João não fazia birra, mas sabia como e o que fazer para obter o que queria, porém se levarmos em consideração as idades teremos por um lado, João, homem feito, por outro, Maria, criança/adolescente. Também não se pode afirmar que João, sob as mesmas condições, não agiria da mesma forma, resumo, com birra ou sem birra Maria era toda, o pai.

Alzira o oposto, meiga, doce, roubava sempre a cena, atraia para si toda atenção de João. Assim sendo conseguia todas as mordomias. Andava sempre bem arrumada, bem vestida era a "princesinha do papai".

Cada uma, a sua moda, queriam ser a dona do “pedaço”. Não conseguindo o intento arrumaram suas coisas e mudaram para a casa de Nicodemos, foram morar com o casal. Lá também fizeram investidas na tentativa de tomar o lugar de Maria Matilde, não no coração do irmão. Elas queriam o lugar de donas da casa. Maria Matilde, também dona de forte personalidade, não deixou nem por instante que seu lugar fosse ameaçado. Resultado: Alzira e Maria não conseguindo objetivo voltaram para casa tendo permanecido lá pouco tempo.

Filho de Maria

No entanto, o fato de Maria e Alzira terem sido contra a presença de Antônia no seio da família, teve os dias contados. 

Alzira, Maria e outros filhos reconheceram e aceitaram Antônia como membro da família. Este reconhecimento foi registrado em forma de dedicatória no verso de algumas fotos. Foto com dedicatória eram usada como forma de presente. Antônia e João receberam vários desses mimos. Outro detalhe, a aliança de Antônia foi presente de Manoel (Silva), o filho mais velho de João.

Não se sabe a que atribuir a mudança de comportamento das duas, talvez tenha sido a maternidade. As duas casaram, cada uma a seu tempo. Foram mães extremosas e dedicadas. Quem sabe se a descoberta do sentimento que envolve a relação mãe e filho tenha contribuído. Provavelmente quando ambas se viram neste papel, abrindo mão de coisas em prol dos filhos tenham percebido a grandeza do gesto de Antônia.


Neta de Alzira

Antônia abriu mão da mocidade em prol de crianças que não eram suas, dividiu atenção, amor e carinho. Responsabilizou-se, adotando como dela, sete crianças de uma só vez. A que atribuiremos o ato de Antônia? A beleza de João, ao seu dinheiro? Não. Por vezes ouvi João repetir que Antônia dizia: “Lá vem João, magro, velho e feio montado numa égua preta.” Então imputaremos tal atitude a que, ao amor?

Não cabe a ninguém e nem tão pouco é o caso, julgar o comportamento e atitude de Alzira e Maria, este tipo de “coisinhas” acontece, e é muito comum, porque isto é ser família e esta é "Família Ferreira Gomes".

Obs.: Maria ficou conhecida como Maria Ferreira para uns e para outros, "Sinhora".


Nenhum comentário:

Postar um comentário