sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Os Ferreira Machado

Uma das residência habitada por Nicodemos
Dos filhos de João Ferreira foi o filho de Ana, Nicodemos, que deu o pontapé inicial no que se refere ao crescimento da família. Em 1936 Nicodemos tomou por esposa Maria Matilde Machado Sobrinho que passou a se chamar doravante Maria Matilde Gomes.

Apesar da família Ferreira Gomes ter uma base católica a cerimônia aconteceu só no civil. Maria Matilde apesar da pouca idade, 17 anos, era uma pessoa de decisão resolvera não se vestir com o tradicional vestido de noiva. Ela havia sofrido um acidente que lhe causou queimadura em parte do corpo. Este fato fez com que tomasse a tal decisão, com isso, até a interferência de Dom Pedro Bandeira de Melo a cerimônia religiosa não acontecera.

Maria Matilde fora totalmente apaixonada pelo esposo, e com isso experimentou um sentimento chamado ciúmes. Ela nutriu grande ciúme daquele que elegera por companheiro.

Talvez, devido aos instintos femininos existentes na maioria das mulheres, já que nunca soube-se nada de concreto no que alude a conduta de Nicodemos, Maria Matilde por vezes proferiu a frase; “Se há de Nicodemos casar com outra peço a Deus que ele fique somente com uma camisa.”

Esta, mesmo sendo mais nova que o esposo 7 anos se via em apuros quando a pequena localidade de Babosa recebia vinda da capital “Nana” uma mulher casada, mas que representava para Maria Matilde  um grande risco, era bonita, bem vestida, liberal e acima de tudo do Rio de Janeiro e que não escondia o interesse por Nicodemos. Por outro lado os homens da Família Ferreira Gomes, como exemplo Sr. João Ferreira, são conhecidos em sua maioria por homens “mulherengos”. Por não se saber nada em relação a conduta de Nicodemos no que tange ser mulherengo, atribuo o comportamento de Maria Matilde ao instinto feminino gritando dentro dela.

O casal teve 14 filhos: José, Marina, Hélio, Aloízio, Ana, Alci, Manoel, Renato, Irene, Francisco, Amaro, Arlete, Nivaldo e o último não chegou a nascer Maria Matilde faleceu no parto levando este no útero, todas Ferreira Machado. Nesta família iniciada por Nicodemos e Maria Matilde notamos o já notado na família de João, erro no sobrenome dos filhos, estes deveriam ser "Machado Gomes". Será que descobriram, em tempo, estética sonora e deram um jeitinho brasileiro?

Nicodemos, viúvo, provavelmente em respeito a memória da esposa ou consideração aos filhos, não contraiu nova núpcias  apesar de se ter ciência do sentimento não deflagrado, no ar, existente entre ele e Maria filha de Olinda Maria da Conceição, respectivamente sobrinha e irmã de Antônia Rosa de Jesus esposa de João Ferreira Gomes.  Ana filha do casal por ciúmes muito contribuiu afastando do caminho do pai todo “rabo de saia” que tentou se aproximar.

Nicodemos, Antônia, João Ferreira, Terezinha e Olavo.
A atitude de Ana é uma das características das mulheres da Família Ferreira Gomes incorporada muito bem por Maria Matilde assim como é característica, família numerosa e “galinhagem” entre os homens, porém é necessário registrar, como muito bem colocado por Pitágoras  “Para toda regra existe exceção”.

Fiquem com as poucas imagens que por hora consegui de alguns dos membros desta numerosa família. Quanto a Maria Matilde é fato: Ela não se deixava fotografar. Não consegui descobrir o porquê. O único registro que se tem conhecimento é uma foto de lado e ao mesmo tempo de costa tirada por Alice, filha de João Ferreira, mas que não foi localizada. Agora fiquem com as imagens clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário