quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Regalias

O crescimento econômico de João não teve só o auxílio e colaboração de Antônia, João contou também com a ajuda dos filhos. Cito aqui, sem esquecer nenhum, Antônio e Olavo.

O negócio da comercialização de ovos se expandia e João não conseguindo produzir o suficiente para atender a demanda passou a comprar ovos da vizinhança. Antônio  que ficou conhecido como Ferreira e Olavo também ajudavam na coleta e transporte dos ovos. 

Certo dia quando Antônio ia entregar os ovos, ao passar próximo a uma linha de trem, este apitou, o cavalo se assustou dando um pinote, Antônio foi parar no chão. Resultado, machucado, sujo, melecado pelos ovos, sem mercadoria e para completar ao chegar a casa levou uma surra do pai. Da queda Antônio herdou uma cicatriz no pé que levou até o fim da vida. Já Olavo, filho caçula, por sua vez levou broncas homéricas por adquirir ovos estragados, choco que comprava de Maria esposa de Pedro Pilão. Senhor Celso Pereira quando chegava para comprar os ovos, escolhia e dizia: Este sim, este não, e, lá iam os ovos pelos ares e o dinheiro também porque o que ficava era o prejuízo.

O que vemos é que o negócio de João era como um negócio qualquer com perdas e riscos e como João era bom de cálculo tudo era computado, digo, calculado e João continuava crescendo.

Na época era costume entre as famílias de posse o pai dar moradia para filho homem quando este constituía família. Nicodemos se casa e João cede os cômodos construídos para o irmão Manoel “Neco” como costume.

Esboço do vaso sanitário.
João foi adquirindo com o passar do tempo, conforto e praticidade, sua casa ganhou cozinha de farinha e foi uma das primeiras do local a ter energia elétrica, geladeira, televisão, liquidificador. Ganhou quarto de banho, chuveiro elétrico... Banheiro? As necessidades eram feitas no canavial, mas João! Este possuía uma espécie de banco feito de madeira de lei, sem assento, uma espécie de vaso sanitário móvel o que dispensava descarga. Pergunto: Quem frequentou a casa de João quando este ainda vivia que não tenha conhecido o vaso sanitário ou que não tenha usado o canavial para fazer as necessidades?

As novidades não pararam por aí, comprou casa em Campos, passou a alugar casa de veraneio na Praia de Farol de São Thomé até que seus filhos Amaro e Antônio construíram e ele passou a veranear na casa destes. João teve Willys a sua disposição e sua residência recebeu objeto de decoração como exemplo relógio de parede.

Relembre este período vendo imagens da época  clicando aqui em regalias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário