segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Gonçalo Ferreira Gomes


Gonçalo Ferreira Gomes

No dia 02 de setembro de 1958 nasce o terceiro filho do casal Júlio Ferreira Gomes e Elmira Maria, Gonçalo Ferreira Gomes.


Gonçalo conhecido entre os familiares por Salo, foi um garoto estudioso, aluno do Colégio Municipal Presidente Castelo Branco. Esse sempre foi bom aluno sobressaindo na matemática, puxara ao pai que também era, diga-se de passagem, muito bom em matemática.

Não sabemos se por ter puxado ao pai na questão matemática ou se por ser filho caçula, o Gonçalo para nós Salo, em seus aniversários sempre contava com festinha de aniversário, os pais, Júlio e Elmira sempre ofereciam por ocasião da data, bolo e guaraná, já os outros dois irmão, Elizabeth (Beth) e César não contavam com essa regalia, ou pelo menos não se tem lembranças que esses dois, tivessem em sua infância, comemorado aniversário com os amiguinhos.

Gonçalo com o irmão César e amigos
Gonçalo na sua trajetória fizera grandes amigos entre esses citamos o seu irmão de sangue César, e os irmãos de coração como o Deoclenir Paiva e seu irmão Emilson; Álvaro e Pinheiro. Citamos esses como amigos inseparáveis. Para se ter noção, muitos dos descendentes do patriarca desta família, João Ferreira Gomes, moradores da terra mãe, Campos/RJ não conheceram e nem mesmo com o advento da internet se conhecem pessoalmente. Há membros desse braço da família que nunca se viram. No entanto alguns desses amigos aqui citados vieram por algumas vezes a Campos e se fizeram conhecer. Aqui notamos o tamanho desta amizade.

Morando próximo uns dos outros, se conheceram num campinho de futebol quando tinham entre onze e treze anos. Estudavam na mesma escola, o Gonçalo estudava em sala separada, mas isso não foi empecilho para a amizade. Frequentavam os mesmos clubes: Embaixadores Social Clube, Mauá, Antonina (esse extinto), entre outros. Foi no Embaixador, acompanhado do irmão César, que ele conheceu a mulher com quem se casou. 


Pinheiro, Álvaro, Gonçalo e Deoclenir
A vida foi passando e esses crescendo, chegando à idade adulta, cada um a seu tempo ou quase ao mesmo tempo constituíram família, mas a amizade firmada permanecia inabalada, coisa rara já que o que se mais vê são amigos, por essa ocasião (matrimônio) seguindo caminhos opostos. 

Gonçalo casa-se com Julinésia Mota Marins e deste matrimônio nascem Wagner e Ludimila Marins Gomes. Como citamos amizade, é bom registrar que a amizade entre eles era tão grande que o amigo irmão Deoclenir (Deo) convidou Gonçalo e esposa para serem padrinhos de seu filho e não deu outra, o convite foi aceito, em contrapartida o amigo Deo batiza a filha de Gonçalo.  Gonçalo também se tornou compadre de Álvaro e nesse negócio de afilhados para lá, afilhados para cá o Gonçalo e esposa batizam a sobrinha Ana Carolina filha do irmão César formando assim uma grande família.


Com exceção de Emilson e Pinheiro que se afastaram, não queremos dizer que a amizade fora desfeito só não tinham mais assiduidade de antes, os fins de semana eram regados a cerveja ora na casa do Gonçalo, ora na casa do Deo, ora na casa de Álvaro,  e assim a base de cervejinha, carne na brasa, crianças como os pais, brincando e crescendo juntas, a amizade se perpetuava. Os quintais uma única extensão.

Vida profissional. O sogro do Gonçalo comerciante, proprietário de uma mercearia em Porto Novo perde o sócio. Com a saída do sócio, Gonçalo deixa a agência de turismo na qual trabalhava e junto ao pai de sua esposa formam uma sociedade. Com o falecimento do sogro Gonçalo assume a empresa que passa a ser conhecida como ‘Mercearia do Gonçalo’. Nessa mercearia trabalhou até o fim da vida e dela tirou o sustento de sua família. Aqui apontamos uma curiosidade, Gonçalo considerado novo, comerciante, interagindo com todo tipo de pessoas, sempre ligado até mesmo por conta da profissão, ora turismo, ora comerciante, embora soubesse lidar com os meios sociais ele pouco usava, isso pode ser observado na sua página no face e pela ferramenta usada por muitos da família, o grupo ‘Esse Elo é Família em que foi membro, no entanto nunca postou, comentou ou curtiu qualquer tipo de coisa ou postagem. 

Gonçalo entre os filhos, Ludimila e Wagner
Gonçalo, torcedor do Botafogo, da escola de samba Beija Flor de Nilópolis, gostava de bater papo e pela frequência em clubes deduzimos que gostava também de dançar e quem gosta de dançar gosta de música. Tinha uma vida alegre, embora essa alegria não seja expressadas ou pelo menos não percebida, nas fotos deixada, em seu semblante, essas demonstram um semblante sereno.

Gonçalo tinha planos, voltar ao lugar que por algumas vezes visitara em sua juventude, visitar familiares, sobre isso chegou a comentar com um de seus amigos, pensavam rever pessoas que há muito não viam.  Sua irmã Beth conhecia, sabia do apreço que ele tinha pela família. Estes planos não foram realizados, não saiu do campo dos sonhos, Gonçalo adquiriu uma patologia ‘diabet’ e essa o levou bem cedo, com apenas 61 anos. No mês de maio de 2019, depois de um grande período internado, no dia 12 veio a óbito, deixando nos familiares, principalmente nos amigos de infância, juventude e fase adulta, sua verdadeira família, uma grande saudade. Mas não podemos dizer que não tenha vivido intensamente. Cremos que tirando por sua infância, amigos, vida social e família tenha encontrado a paz e felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário