segunda-feira, 12 de março de 2012

Primeiro Filho de João Ferreira com Antônia


Antônia Rosa de Jesus ficou grávida de João Ferreira e no mês de abril do ano 1922 no dia 16, nasce o primeiro filho do casal o menino de nome Amaro. Não vou aprofundar nas histórias do período de infância já que essas se repetem. Amaro nasce recebe os cuidados dos pais, principalmente os cuidados da mãe. O primeiro período da infância foi como a de qualquer outra criança, brincando e correndo no meio do mato. 
Como qualquer outra criança peralta ganhou marcas, ele tinha uma cicatriz no rosto próxima da boca originada de um coice de cavalo. Conta-se que os cavalos se alimentavam num cocho quando Amaro com um pedaço de pau mexeu num dos animais que lhe mete a pata. A região da face é uma região que sangra muito e sua mãe se viu em apuros quando deparou com a cena. Amaro no chão desferido pelo golpe com um  grande e profundo talho. Médico em Babosa nem pensar!!! O socorro vem do farmacêutico da região, Sr. Antônio Coelho dos Santos.

O farmacêutico citado era quem atendia as pessoas da região e regiões vizinhas. Era uma espécie de médico de família, só que sem carro e sem cavalo. Quando esse era solicitado o transporte tinha que ser providenciado pelo solicitante e foi o que Antônia fez, no que mandou chama-lo mandou também um cavalo para que ele chegasse ao destino o mais rápido possível.

Amaro fica morando em babosa até atingir a idade de comparecimento ao serviço militar. Aos 21 anos encontrava-se morando na capital do País, Rio de Janeiro. Os irmãos mais velhos a exemplo Antônio conhecido por Ferreira e Manoel conhecido por Silva acertaram para que Amaro fosse trabalhar nas “Casas Gaio Marte”. 
25-12-1943
Praça Serzedelo Correa


Os primeiros anos no Rio para Amaro não foram fáceis, trabalhava como entregador de madame, nome usada para senhoras de uma classe meio que privilegiada, fazia as entregas de bicicleta, dormia no emprego e ali mesmo preparava e fazia suas refeições.


Amaro como filho de João e Antônia herdou destes o instinto para ganhar dinheiro e com o passar do tempo ele dá uma guinada, casa-se com Maria José, mas está é outra história.







Nenhum comentário:

Postar um comentário