quinta-feira, 28 de julho de 2011

Da Personalidade

João Ferreira possuidor de uma personalidade marcante, apesar de levar somente o sobrenome de sua mãe e de alguns de seus filhos terem nos seus registros como nome principal o nome da mãe, era totalmente patriarcal.

Por ocasião da morte da sogra, pessoa com quem ele não tinha simpatia , numa época em que o preto, luto, era praticamente obrigatório, comprou uma peça de tecido na cor vermelha (chita) tecido geralmente floral com cores exuberantes. Fez roupa para todos os filhos e mandou que esses fossem passear num local cujo acesso só se dava passando na porta da falecida.

Dom Pedro Bandeira de Melo
Só uma pessoa com forte personalidade enfrentaria os comentários, sem receio, que tal ato fatalmente gerou. Não posso deixar de tecer o comentário. Deve ter sido muito engraçado todos os filhos com mesmo tecido, mesma cor e quem sabe mesmo modelo.

 Possuía uma psicologia educativa notável. Conta-se que num certo dia Dom Pedro Bandeira de Melo, Pe. Beneditino, frequentador de sua casa, o chamou para uma conversa e nesta conversa pediu para que convencesse Nicodemos, seu filho, a se casar, no religioso, com Maria Matilde Machado, com quem era casado somente no civil. Falou que já tinha conversado com ele, mas este se recusará. João respondeu que não poderia falar com o filho sobre casamento no religioso porque também não era casado. Exemplos têm que serem dados, disse. Combinou com o padre que voltasse daí a um tempo, cerca de um mês, para realizar a cerimônia de boda dele com Antônia. Don Pedro Bandeira voltou no dia combinado e neste dia na residência do casal João Ferreira e Antônia Rosa, celebrou, não só o casamento destes, mas também de Nicodemos com Maria Matilde e do amigo Sr. Faustino com dona Paulina.
Nicodemos - Filho

Os casos acima apresentam traços típicos do João Ferreira. Ele não camuflava opinião, não cobrava sem dar exemplo, sabia como alcançar objetivos. Sábio e corajoso assim foi João Ferreira.

Apresentarei outros pontos de sua personalidade, no decorrer do registro das histórias coletadas, que aqui pretendo deixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário